Faça neve, chuva ou faça sol

Como diz o ditado, depois da tempestade, vem sempre o sol. Mas e depois da tão aguardada neve? Vem o que? Vem sempre…. a chuva!
É… O inverno, que ajudou a produção e trouxe a neve necessária para que A Montanha pudesse existir, está indo embora e dando lugar à primavera. E na primavera, como todos sabemos, piove! E chove muito. O fim de semana foi de apreensão no QG de A Montanha. Depois das difíceis, mas autênticas cenas de peregrinação e sofrimento na neve dos nossos pracinhas, a semana passada foi de sol e tempo bom. A calmaria, o sol e o céu azul dos Alpes italianos coloriu as ‘cenas de cidade’. Foram seqüências em que Piauí, Guima, Tenente Penha e Sgt. Laurindo encontram o jornalista Rui.

Correspondente de guerra, Rui, como todo bom jornalista, quer estar o mais próximo da ação, ainda que isso lhe cause problemas. Ainda que seja mal vindo em ‘lugares que não são para jornalistas’, ainda que tenha de encarar uma verdadeira guerra em montes nevados, ainda que tenha de ser ‘o elo perdido (e encontrado) entre culturas tão díspares, mas que se encontram e se chocam em campo de batalha, Rui está disposto a traduzir (no sentido ‘lingüístico’ e jornalístico) pensamentos e atitude dos ‘dois lados da mesma guerra’.

Antes de encontrar os americanos, o alemão e o 'patigiano' italiano, e antes da chuva, os Pracinhas encontram o jornalista Rui Nogueira (o ator português Ivo Canelas). Na foto, ele é 'descoberto' por Piauí (Francisco Gaspar)

Foram cenas em que ele encontra os Pracinhas (que não querem ‘voltar para casa sem um bom motivo’) e que, em um estranhamento mútuo, e em um acordo tácito, ambos os ‘lados’ concordam em seguir juntos em busca do campo minado (no sentido literal e metafórico) de uma guerra que ninguém sabia ainda onde ia dar.

Já os Pracinhas e Rui foram dar na Montanha nevada e no campo minado tão almejado. Mas, como no cinema, alem da arte da espera, a arte da montagem é quem dá linearidade a tudo, estas cenas da neve já foram filmadas.

O que resta agora são as ‘cenas finais’ do filme. Não, nem hoje, nem amanhã, nem depois de amanhã… A filmagem ainda não está para terminar e vai se estender por mais uma semana. São as cenas finais que estão sendo rodadas entre hoje e amanhã. Isso se a chuva deixar.

Exato. Voltamos à chuva e à primavera. Sem entrar em muitos detalhes, as cenas desta semana precisam ser rodadas a céu aberto. São cenas com dezenas de figurantes, em praça pública, tanques….

Mas no roteiro não estava prevista a chuva, que caiu generosamente no fim de semana e fechou as pistas de esqui (para tristeza da equipe que, em seu valoroso dia de folga, não pode, justamente, subir até A Montanha).

O que fazer? Acabaram as ‘cover sets’ , ou seja, ‘opções de chuva’. Mas, como bem diz Vicente Ferraz, cinema é a arte do imponderável, em que a vida acontece, mesmo em uma ficção em que, a priori, tudo estaria muito mais ‘controlado’ que em um documentário.

Como também diz o Vicente, a natureza é grande personagem deste filme. Então, que a natureza seja generosa e nos dê céu limpo esta semana.

Por garantia, Joana Mariani, diretora assistente e devota fervorosa, acendeu duas velas para Santa Clara clarear nosso set. Amem!

Depois da neve, antes da chuva, filmando com a Betty na Montanha

Anúncios
Comments
4 Responses to “Faça neve, chuva ou faça sol”
  1. Sett disse:

    Quando vemos um filme pronto mal sabemos o quanto de esforço, dedicação, pessoas e energia foi preciso para faze-lo. Espero que estes personagens e essa historia tão nossa, encante o público e seja um sucesso.

    Muita energia positiva para voces e que Sta Clara ilumine! ^_^

  2. jairo souza disse:

    estou muito feliz, pois nossos soldados lutaram bravamente e nao sao reconhecidos até hj.
    vai ser muito bom ver um sobre a 2º guerra em q os protagonistas são soldados brasileiros.
    boa sorte e tomara q o filme seja sucerro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: