Abençoados pela neve


As montanhas do norte de Itália são conhecidas pela quantidade de neve que todo ano dificulta a vida de seus moradores,  que devem dia a dia limpar com tratores as estradas, fazer arrancar  seus carros  e até  abrir espaço na portas para sair de casa. E foi por este comportamento climático que nossa produção decidiu rodar nesta região. Nosso filme, que recria  a passagem dos soldados brasileiros na Itália em 1944, durante o inverno mais rigoroso do século passado, em plena Segunda Guerra Mundial, precisava ter as paisagens brancas para melhor representar o que foi a vida de nossos pracinhas na aquela época.

Ate a chegada do inverno, em dezembro do ano passado, tudo estava dentro do esperado: muita neve, muito frio… As filmagens se iniciariam dia 07 de fevereiro. Chegamos às locações com duas semanas de antecedência e, para nossa surpresa, a neve tinha ido embora! Uma mudança climática, dessas que nosso planeta manda para se queixar e nos obrigar a pensar no nosso futuro.  Tivemos então que procurar outra locações em lugares mais altos para garantir ‘em quadro’ pequenos pedaços de neve, que completamos com outra artificial da qual temos muito pouca, e precisamos administrar até o final das filmagens. Continuamos trabalhando ansiosos, pois cada dia o sol era mais luminoso que outro  e víamos a neve derreter diante de nós.

Francisco Gaspar, Thogun, Julio Andrade, Daniel de Oliveira e Ivo Canelas: inferno branco

Todo dia nossa equipe checava os relatórios climáticos, acompanhando cada  pequeno sinal de mudança de clima, Enquanto aguardávamos a neve,  rodávamos as cenas interiores. Estas cenas, no entanto, terminaríamos de filmar na segunda-feira passada. Portanto, o restante das cenas tinha que ser com neve: uma esquadra de caça-minas perdidos em um descampado nevado enfrentando o frio.. É neste contexto que se desenvolve a trama…

O que fazer?! Alguns da equipe rezaram,  outros navegavam na Internet até altas horas da noite, checando cada novo relatório. Thogum  pediu a seus orixás, Vicente passou as noites em claro  até desabar a noite de segunda-feira. Exaustos e sem muita esperança, acordamos terça-feira, e não  é que a paisagem, já da janela do hotel, estava irreconhecível! “Tutto bianco!”   Que felicidade!! Feito crianças nossos atores comemoraram a chegada à locação com a paisagem transformada. Neve abençoada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: