E a Cobra Fumou – Primeiro Dia de Filmagem

 

Vicente Ferraz no primeiro dia de filmagem

Começamos finalmente a filmagem! Mas antes vamos contar um pouquinho de como foi a preparação até este momento: Vicente Ferraz, diretor de nosso filme, estava desde o começo do ano em terras italianas supervisionando o trabalho da arte, figurino e locação, atento para que a reconstrução de época fosse o mais fidedigna possível a epopeia original dos nossos pracinhas na segunda guerra mundial.

A preparação dos atores foi um capítulo a parte: depois de 2 semanas de ensaios no Brasil, capitaneados pelo preparador de elenco Christian Duuvoort, o elenco principal luso-brasileiro (os brasileiros Daniel de Oliveira, Francisco Gaspar, Júlio Andrade, Thogun e o português Ivo Canelas) se juntou ao italiano Sergio Rubini (que trabalhou com Fellini em Entrevista) e o alemão Richard Sammel (Bastardos Inglórios & 007 Casino Royale) para mais uma semana de ensaio nas locações em Friuli Venezia Giulia, a região aonde o filme será rodado. Juntos com o diretor, foram também visitar a região de Emília Romana, mais especificamente as vilas de Gaggio Montano e Montese, ambas liberadas por tropas brasileiras em 1945. Ouviram depoimentos emocionados de muitos moradores locais que eram crianças quando conheceram os pracinhas durante a guerra, e que muito se animaram com a perspectiva de verem suas histórias registradas em película. Júlio Andrade registrou um momento de descontração dos atores em uma pausa dos ensaios:

Depois de tudo isso a tropa se juntou na pequena cidade de Lauco, no alto dos alpes friulianos, e começou os últimos dias de preparação antes da filmagem. Nos corredores da base de produção se ouvia uma profusão de línguas diferentes, o português dos brasileiros e portugueses, o italiano de grande parte da equipe, o espanhol da equipe de câmera (capitaneada pelo fotógrafo panamenho Carlos Arango), o alemão de alguns atores e até o Carnico, língua local falada em Lauco que mistura influências eslávicas, latinas e germânicas. Coordenar todas essas línguas para gerar uma equipe eficiente e criativa foi o desafio dos últimos dias antes da filmagem.

Dia 07 de Fevereiro iniciou-se finalmente o primeiro dia de filmagem, numa manhã fria nos alpes. Foram realizadas cenas simples, na qual um esquadrão alemão cruza os alpes em um caminhão de guerra, capitaneados por Jurgüen Mayer (Richard Sammel).

Richard Sammel

Os figurantes da cena (foto abaixo) eram locais de Lauco e das cidades vizinhas de Tolmezzo, Villa Santini e Raveo.

Figurantes esperando sua vez de entrarem em cena.

Primeiro dia de filmagem concluído com êxito, a equipe vai dormir com a sensação de dever cumprido. Amanhã teremos a estréia do elenco brasileiro.

Matias Mariani

Anúncios
Comments
5 Responses to “E a Cobra Fumou – Primeiro Dia de Filmagem”
  1. Deborah Carvalho disse:

    Eba! já que não estou aí, no caos dos idiomas que tanto me agrada, acompanho voces daqui, torcendo pelo filme e pelas pessoas queridas que conheci nesse projeto! beijos muitos de uma são paulo calorenta!
    Deborah

  2. Sett disse:

    Boa tarde,
    quero deixar meus parabens projeto e filmagem de “A motanha”.
    Eu tinha baixado a promo q voces tinham gravado há algum tempo e mostrei para amigos e colegas de trabalho, todos ficaram impressionados com a beleza das cenas, com a historia e musicalidade; uma senhora adorou a cena da cantoria do “aboio” na neve e da alegria no navio. ^^ Todos ate perguntavam se já tinha saido no cinema ou em dvd porque queriam assistir.
    Sigo o twitter da produtora, mas seria bom ter um só do filme. ^^
    Vou acompanhar ansiosa as filmagens.
    Deixo todo meu apoio e energia positiva para que este filme seja um sucesso.

  3. Ararigboia disse:

    Muito legal, boa sorte.

  4. Renato Bastos disse:

    Muito legal ver as imagens.
    Deixo meu apoio também para que o filme seja um grande sucesso.

  5. Un film que va a ser un gran EXITO!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

    Junte-se a 47 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: